quinta-feira, 18 de setembro de 2008

A Evolução Histórica da Psicologia Moderna - parte 2


Estruturalismo (Primeira Escola da existência da Psicologia)

Wilhelm Wundt (1832-1920), médico alemão, preocupado com a sensibilidade humana e questões psicológicas, expressou uma vontade de transformar a Psicologia numa ciência autônoma.

Em 1879, Wundt foi convidado para ir à Leipzig, chefiar um setor nessa Universidade, aproveitou e criou o primeiro laboratório de Psicologia Experimental do mundo. Criada então a Psicologia Científica, formou um grupo para estudar a Psicologia com o método de instrospecção analítica, que é um método de auto-observação formal, para explicar os processos mentais do indivíduo.

Para Wundt, a experimentação e a introspecção analítica eram complementares, sendo a primeira para investigação dos processos básicos e a segunda para estudo dos processos mentais não acessíveis à experimentação.

Edward Titchner (1867-1927), psicólogo inglês que estudou com Wundt, resolveu ir para os Estados Unidos levando as idéias de Wundt e se agrupou com outras pessoas para estudar o que foi chamado de Estruturalismo (estruturas da mente).

A tarefa era estudar os fenômenos mentais. Decifrar a descrição analítica minuciosa dos estados de consciência resultantes de estimulação pela energia física. As sensações, os sentimentos, as imagens, são componentes fundamentais da experiência consciente.

O método era a instropecção analítica e auto-observação formal, feito somente com pessoas treinadas que relatavam minuciosamente o que sentiam. A orientação era inteiramente teórica, sem estudar a prática. Era um método rigoroso e estreito.

O Estruturalismo deixou de lado aspectos importantes. Não estudaram crianças nem animais, por acharem que era impossível o treinamento com eles. Assim como também não estudaram o comportamento anormal.

(Notas de aula por Yvanna Saraiva em 22/08/08)

2 comentários:

trovador disse...

*-*

Só passando pra deixar um beijo! ^^

Adoro seu blog e leio sempre que posso, sabe né?

^^

Beijooos Yv
Au revoir =*

Bruno Signorini br-70@hotmail.com disse...

foto nova!!! vou pegar essa pra mim tbm, obaaaaa!!!
excelente post sobre Wundt, vou acabar fazendo o curso de Psico de novo, rsrs

beijão linda!

Bruno