quarta-feira, 1 de abril de 2009

Veneralia


Hoje, dia 1º de Abril, início do mês de Vênus - já que «Abril» vem de «Aprire», mês em que a terra «abre», ficando mais fértil - celebra-se a Veneralia, consagrada, como o próprio nome indica, a Vênus, Deusa da Fertilidade e do Amor.

Nesta ocasião, as mulheres tomavam banho nos locais de banho público dos homens, vestindo grinaldas de mirto.
Desta Deusa, venerava-se especialmente o seu poder de alterar «corações», isto é, de dispôr para o amor quem a isso resistisse.
Assim, honrava-se nesta Deusa o seu aspecto de Venus Verticordia (Vênus que altera corações).
Por isso, as mulheres aproveitavam esta altura para pedir à Deusa auxílio nas suas vidas amorosas. Esperavam também que a Deusa as dispusesse para serem fiéis.

Neste dia, celebravam-se jogos públicos - os ludi - em honra de VÊNUS.
Honra-se também a Fortuna Virilis (de algum modo associada a Vênus).
Na Antiguidade romana, as jóias eram removidas da sua estátua, a qual era ritualmente lavada, e depois ofereciam-se-lhe sacrifícios de flores. Também se lhe dedicava algum incenso a troco de que os defeitos físicos das mulheres não fossem visíveis nos banhos públicos.

Talvez houvesse aqui uma diferenciação social, no que respeita ao culto: as classes mais elevadas, honrariam Vênus, e as mais baixas virar-se-iam mais para a Fortuna Virilis.


Entretanto, este dia, eminentemente consagrado à fertilidade, também é religiosamente dedicado a Ceres, cujo festival de oito dias começa dez dias depois, a 11 de Abril, culminando na Cerealia.

Hoje celebra-se também o Dia de Todos os Loucos, razão pela qual se passava, já na Antiga Roma, todo o dia em festanças e hilaridade cômica, e fazia-se tudo ao contrário, com homens vestindo roupas de mulher, e, na generalidade, dançava-se nas ruas e assumiam-se comportamentos absurdos e de zombaria constante.
Assim, esta celebração romana persiste, de certo modo, até hoje.






(wikipedia.org)

Nenhum comentário: