sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Livro: Psicologia e Espiritualidade


Esse é o novo "filhote" que estou lendo no momento. Esse tema sempre me atraiu, amo esse tipo de leitura. Vejo futuro nas pessoas que tem a mente aberta sobre esse assunto. A quem aprecia, recomendo o livro "Psicologia e Espiritualidade", Mauro Martins Amatuzzi (org.). De uma junção de várias discussões de Seminários acontecidos na PUC- Campinas, USP e Universidade Federal de Minas Gerais gerou-se alguns livros, inclusive esse.

Estou adorando essa leitura porque para mim a presença do sagrado no cotidiano das sociedades é inegável. Independentemente da crença individual, além dessas diversas crenças sempre serem objeto de pesquisas em vários campos da ciência. Definitivamente, não consigo separar Teologia de Psicologia...(sou suspeita rsrsrs). E também porque questões envolvendo a religiosidade se fazem presentes na clínica psicológica, seja em consultórios particulares ou em atendimentos institucionais (como os que acontecem em centros de saúde e clínicas-escola). 

Sempre escuto, leio e observo a presença da religiosidade nos atendimentos clínicos que está, muitas vezes, estreitamente vinculada ao problema psicológico que é trazido para a psicoterapia. Sejam casos de interpretação espiritual ou religiosa para problemas de percepção ou de comportamento (como, por exemplo, influência de demônios ou outros espíritos nas atividades cotidianas), ou mesmo de esclarecimentos religiosos para problemas psicológicos (como, por exemplo, culpabilidade, principalmente no campo da sexualidade, alimentada por doutrinas religiosas ou diretamente por líderes religiosos).

Enfim, vejo e reconheço a importância da compreensão psicológica dentro do assunto `religiosidade` para a atuação clínica.

Yv Luna

Nenhum comentário: